Tuesday, August 02, 2016

PORQUE PODERÁ SER UMA PENA

Senhor Presidente dos Parques de Sintra, 

Visitámos hoje, mais uma vez, o Palácio da Pena. 
Constatámos, com satisfação, que a afluência de visitantes, mesmo em dias de semana, é notável.

Notável também, mas no pior sentido, é a continuação da exibição de tomadas e fios eléctricos em condições que nos fazem recear uma elevada  probabilidade de poder ocorrer um curto circuito destruidor do magnífico palácio.

Estou certo que, escrevendo isto, não estou a dar alguma novidade a alguém que seja responsável pela segurança do Palácio da Pena, mas impõe-me a minha consciência cívica não ver e calar uma enorme ameaça que me parece que pode e já deveria ter sido removida há muito tempo.

Não é, certamente, por carência de receitas cobradas nas bilheteiras que a instalação eléctrica do Palácio exibe um aspecto nada condigno, e, mais que indigno, extremamente perigoso.

Atentamente










---
Resposta recebida ontem

Exmo. Sr. Rui Fonseca,

Começamos por agradecer o registo das suas impressões relativamente à visita que efetuou ao Palácio Nacional da Pena. As críticas e sugestões dos nossos visitantes merecem a nossa melhor atenção e respeito, contribuindo para a aferição da qualidade dos nossos serviços e para a sua otimização.

Relativamente às tomadas e fios elétricos que refere, a Parques de Sintra reconhece que se trata de uma situação que pode ser visualmente incómoda. No entanto, cumpre-nos esclarecer que isto não constitui qualquer risco para o edifício, para o acervo ou para os visitantes, resultando de um processo de atualização necessário das estruturas elétricas antigas, cujas condições comportavam já potenciais riscos. Neste sentido, as tomadas e fios que menciona têm precisamente o objetivo de proporcionar maior segurança durante as intervenções de requalificação, entre as quais a de beneficiação da instalação elétrica, tendo sido acauteladas todas as proteções necessárias para evitar situações de risco.

Não sendo possível encerrar o Palácio no decurso destas obras, que obrigam ao levantamento de pavimentos e abertura de troços parciais nas paredes, os trabalhos têm vindo a ser feitos de forma faseada, para que os visitantes possam continuar a disfrutar do património da melhor forma possível.

A instalação elétrica visível que referiu será removida após a conclusão das obras de beneficiação e do restauro integral de todas as salas do circuito de visita, pelo que apelamos à compreensão dos visitantes.

Resta-nos lamentar não ter podido corresponder às suas expectativas, mas esperamos ter contribuído para uma melhor compreensão das razões que levaram ao registo das suas impressões.
    
Estamos sempre disponíveis para qualquer esclarecimento solicitado. 

No comments: